O evento da Morte e Julgamento do Galo do Entrudo é um espetáculo que caracteriza o Carnaval da Guarda. Com um conceito diferente do habitual nos programas de Carnaval no país, este certame marca pela diferença, recorrendo à sátira e ao humor. É um espetáculo que conta com a participação da população da cidade da Guarda e das aldeias do seu concelho.
O galo interpreta uma personagem que acarreta todos os males da humanidade e, portanto, tem de ser julgado pelo mal que provocou ao mundo. A peça de teatro recria um ambiente de julgamento ao ar livre, tendo de um lado a defesa e do outro a acusação. O auge do certame acontece quando o galo é julgado pelos seus crimes e é condenado à morte, sendo este queimado em plena Praça Luís de Camões. No final da execução, é servida canja de galo aos espetadores, uma forma de dar algum alento, nas noites frias que se fazem sentir naquela época do ano.
A reinvenção desta tradição teve início em 2001 e desde então tem sido realizada todos os anos. O evento realiza-se no domingo a seguir ao almoço, o qual é antecedido pelo desfile dos carros alegóricos, das diversas freguesias do concelho da Guarda.
A Morte e Julgamento do Galo do Entrudo é um evento de referência que atrai muitos entusiastas e que é um fator de atração, trazendo muitos turistas para ver este Carnaval verdadeiramente português.
Preçário:
Entrada Gratuita.
Referências:
Beira PT (10/03/2022)