Breve Apresentação

Guarda / Acerca

A cidade da Guarda é a cidade mais alta de Portugal continental, tendo no seu ponto mais alto (Torre de Menagem) uma cota de 1056 metros. O seu primeiro Foral foi concedido por D. Sancho I (Rei Povoador) a 27 de novembro de 1199.

 

A Cidade da Guarda e também conhecida pelos seus 5 F´s: Farta, Forte, Fria, Fiel e Formosa.

  • Farta devido à fertilidade dos seus vales e cursos de água que atravessam a região, garantindo a sustentabilidade da prática da agricultura.
  • Forte devido à dureza do granito bastante abundante na sua natureza, o qual foi um importante elemento no sistema defensivo de outrora.
  • Fria devido ao seu clima de montanha, estando situada a mais de mil metros de altitude.
  • Fiel deve-se à integridade e honestidade que caracteriza este povo beirão.
  • Formosa devido à beleza que oferece através da sua paisagem, monumentos emblemáticos, jardins e parques, ruas históricas, entre muitos outros elementos atrativos. Pode descobrir mais sobre estes pontos de atração no menu Atrações.

A cidade é também a capital do distrito da Guarda. O distrito é composto por 14 concelhos, sendo eles: Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa. O concelho da Guarda está situado na zona centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela. É delimitado pelos concelhos de Pinhel, Almeida, Sabugal, Belmonte (distrito de Castelo Branco), Manteigas, Gouveia e Celorico da Beira.

 

Tem uma área aproximada de 712km2, albergando um total de 40 155 habitantes (censos 2021). Aproximadamente 26 000 desses habitantes residem na área urbana da cidade, numa área de 40km2.

 

O concelho é atualmente organizado por 43 freguesias, sendo elas:

Adão, Aldeia do Bispo, Aldeia Viçosa, Alvendre, Arrifana, Avelãs da Ribeira, Benespera, Casal de Cinza, Castanheira, Cavadoude, Codeceiro, Faia, Famalicão, Fernão Joanes, Gonçalo, Gonçalo Bocas, Guarda, João Antão, Maçainhas, Marmeleiro, Meios, Panóias, Pêga, Pêra do Moço, Porto da Carne, Ramela, Santana D´Azinha, São Pedro do Jarmelo, São Miguel do Jarmelo, Sobral da Serra, União de Freguesias de Avelãs de Ambom e Rocamondo, União de Freguesias de Corujeira e Trinta, União de Freguesias de Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro, União de Freguesias de Pousade e Albardo, União de Freguesias de Rochoso e Monte Margarida, Vale de Estrela, Valhelhas, Vela, Videmonte, Vila Garcia, Vila Cortês do Mondego, Vila Fernando e Vila Franca do Deão.

 

Relativamente a bacias hidrográficas, no concelho passam importantes cursos de água, tais como os rios Mondego, Zêzere e Côa.

 

No que toca a acessos rodoviários, a cidade está servida pelas autoestradas A25 e A23 e pela IP2, o que faz da cidade um excelente ponto estratégico nacional e ibérico.

 

A nível ferroviário, a cidade da Guarda está servida pela Linha da Beira Alta (suspensa para modernização desde abril de 2022 e com estimativa de duração de 9 meses) e a Linha Beira Baixa (recentemente aberta após modernização), permitindo a circulação de comboios internacionais, nacionais e regionais.

 

Referências:

Junta de Freguesia da Guarda, Município da Guarda (02/10/2022)