Localizada no ponto mais elevado da cidade, a 1056 m, domina visualmente grande parte do Planalto Beirão. Data do reinado de D. Dinis (1279 - 1325) e surge na sequência das novas necessidades defensivas. A torre de menagem constituía o centro de um complexo militar, mas também residencial – a alcáçova, complexo arquitetónico ocupado pelo alcaide-mor, pelos seus agentes, por funcionários da tutela régia e pela guarnição militar.
Atualmente isolada, esta torre estava integrada no pano de muralha, numa área de difícil acesso, e constituía a estrutura dominante de defesa da nova cidadela. A torre, que desempenhava um papel ativo na estratégia defensiva, tem uma planta pentagonal irregular, assente diretamente sobre o afloramento rochoso, mantém ainda hoje a sua abertura original na face vidada a Norte, ao nível do segundo piso.
Este complexo perde o seu valor militar e entra em decadência com o advento das armas de fogo, nos inícios da Época Moderna. As posteriores sucessivas demolições levaram ao desaparecimento das estruturas residenciais e militares que encostavam à torre de menagem.
Texto de Alcina Cameijo