Monumento em forma de busto, que se situa numa das entradas do Parque da Saúde do Hospital Distrital da Guarda (em frente à Rádio Altitude). Este homenageia Dr. Sousa Martins (médico tisiologista) que muito lutou contra a tuberculose.
O autor (desconhecido) utilizou o bronze para o busto e o granito para a sua base, de forma circular escalonada. Nessa mesma base, está inserida uma placa com a inscrição:
"JOSE THOMAZ DE SOUZA MARTINS
NASCEU EM 7 DE MARÇO DE 1843
FALECEU EM 18 DE AGOSTO DE 1897”.
A data precisa da sua inauguração desconhece-se, sabendo-se apenas que foi anterior a 1915.
Nota biográfica de Sousa Martins:
José Tomás de Sousa Martins (1843-1897), nasceu em Alhandra a 7 de março de 1843, numa família pobre. Além de reputado médico, foi também professor, cientista e humanista. Dedicou boa parte da sua vida, à luta contra a doença da tuberculose.
Sousa Martins foi um dos médicos portugueses, que mais se dedicaram à luta da doença da tuberculose em Portugal. Numa altura em que ainda não existiam antibióticos, defendia que a climoterapia (tratamento com ar puro) era a solução para a tuberculose.
Foi um dos responsáveis pela instalação de vários Sanatórios em todo o país, inclusive o da Guarda. Inaugurado a 18 de maio de 1907, ao Sanatório da Guarda foi-lhe atribuído o nome de “Sousa Martins”, em sua honra.
Anos mais tarde, ele próprio acaba por ser vítima desta doença. Incapaz de a conseguir combater, acaba por se suicidar na sua terra natal, a 18 de agosto de 1897. É considerado por muitos, um santo por ter feito autênticos milagres. Ainda hoje o seu monumento é alvo de preces e agradecimentos. Nesse sentido está quase sempre repleto de flores e oferendas, em agradecimento aos seus feitos de outrora.
Referências:
ULS Guarda, Direção Regional de Cultura do Centro e RTP Ensina (07/07/2021)