Busto de Dr. Lopo de Carvalho na Guarda

Busto 2 de Dr. Lopo de Carvalho

Guarda / Atrações / Património / Património Artístico: Estatuária

O monumento em forma de busto, situado no Jardim da Esplanada dos Combatentes da Grande Guerra, homenageia Dr. Lopo de Carvalho. Médico tisiologista, foi cofundador e primeiro diretor do Sanatório Sousa Martins.

 

O autor (desconhecido) utilizou o bronze para a construção do busto e o granito para o pedestal. O pedestal é alto, robusto e escalonado, tendo representado uma serpente e alguns elementos vegetalistas. Contém ainda a inscrição:

“AO
DR. LOPO DE CARVALHO
MÉDICO
1858-1922”.

 

A data da sua inauguração, deu-se a 6 de julho de 1923.

 

Nota biográfica de Lopo de Carvalho

Lopo José de Figueiredo Carvalho (1857 - 1922), nasceu a 3 de maio de 1857 na localidade do Tojal (Sátão). Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra no ano de 1883, na qual era aluno brilhante.

 

No ano da conclusão do curso, foi trabalhar para a Mêda (Guarda), como médico municipal durante dois anos. Durante o seu percurso como clínico, passou ainda pelos Açores (Graciosa), Lisboa e por fim na Guarda (onde residiu até à sua morte). Cedo se começou a dedicar à luta contra a doença da tuberculose, na criação de normas e regulamentos sanitários.

 

Já na Guarda, além de ter sido professor de Liceu e diretor do Sanatório Sousa Martins, também desenvolveu a sua atividade médica. O seu consultório era conhecido como Dispensário, que se localizava na atual Rua Vasco da Gama.

 

Lopo de Carvalho faleceu na Guarda a 6 de julho de 1922.

 

Referências:
Direção Regional de Cultura do Centro, Bmel e Correio da Guarda (14/07/2021)

Galeria de Fotografias

Busto 2 de Dr. Lopo de Carvalho - Rua Batalha Reis (foto de 2020)
Busto 2 de Dr. Lopo de Carvalho - Rua Batalha Reis (foto de 2021)