Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda

Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelhos da Guarda

Guarda / Atrações / Património / Património Artístico: Arte Urbana

Inaugurado a 15 de setembro de 2018, este monumento homenageia os combatentes do concelho da Guarda no Ultramar. Na inauguração esteve presente o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues e o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro.

 

A obra foi apresentada nas comemorações do 94º aniversário, do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes no Ultramar. Encontra-se no miradouro, da Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, tendo como autor, o arquiteto guardense, António Saraiva.

 

Esta obra é constituída por uma torre central em inox, envolta com 3 molduras em aço corten e dois repuxos de água. Cada uma das 3 molduras, representa uma das províncias ultramarinas (Angola, Moçambique e Guiné) em que os combatentes perderam a vida. Além da província, também cada moldura referencia, os nomes dos falecidos nessa mesma província. Sob placas de cobre, dispostas em dois dos lados da torre central, encontram-se as seguintes inscrições:

“HOMENAGEM AOS COMBATENTES NO ULTRAMAR DO CONCELHO DA GUARDA”

e

“UM HOMEM SÓ MORRE QUANDO DEIXAR DE SER LEMBRADO”.

 

Referências:
Jornal O Interior e Liga dos Combatentes (03/07/2021)

Localização

Galeria de Fotografias

Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda (foto de 2021)
Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda (foto de 2021)
Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda - Molduras com inscrições das províncias ultramarinas e falecidos em combate (foto de 2021)
Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda (foto de 2021)
Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda - Inscrição em uma das paredes laterais da torre central (foto de 2021)