O Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC), é um evento que pretende afirmar a cidade mais alta, como um polo dinamizador da cultura transfronteiriça. É um evento organizado pelo Município e Museu da Guarda decorrendo todos os anos, geralmente no mês de junho.
Nos diversos dias em que decorre este evento, podem ser apreciadas os mais diversos tipos de artes, como artes plásticas, escultura, pintura, serigrafia, música, teatro, fotografia, vídeo e muito mais.
Ruas e espaços da cidade são ornamentados com inúmeras obras de arte, tornando a cidade um espaço pluricultural, contando com a participação de muitos artistas nacionais e internacionais.
O Simpósio Internacional de Arte Contemporânea decorre todos os anos, tendo sido a sua primeira edição no ano de 2016. Em 2020 o evento não se realizou, devido à pandemia de Covid-19.
Em 2021 o evento voltou a realizar-se, apesar de algumas limitações devido à pandemia ainda presente.
No ano de 2022 o certame volta à sua regularidade de realização, apesar de ser alterada a altura do ano em que se realiza. Ao contrário de ser no verão, desta vez é realizado no outono, entre os dias 3 e 13 de novembro.
Preçário:
Entrada Gratuita.
Referências:
Museu da Guarda (12/03/2022)